Retrôs Monza SP1 e SP2, com 810 cv, são os Ferrari de rua mais potentes da história


Após toda a expectativa gerada pelo teaser divulgado em agosto (leia aqui), a Ferrari apresentou o modelo Monza. Criado sobre a base do 812 Superfast, ele se converte no modelo mais potente “de rua” da história da marca, dispondo de 810 cv. Oferecido nas variações SP1 e SP2, ambas ainda sem preço, o superesportivo inaugura também a linha Icona, que prestará homenagens a produtos clássicos da empresa de Maranello.

Desenvolvidos sobre o 812, como citado, os modelos da linha Monza são inspirados nas barchettas da Ferrari usadas nas pistas, em especial o modelo 166 MM de 1948, que se movia com o V12 2.0 de 140 cv. Este originou não apenas a palavra italiana, ao ser descrito pelo jornalista italiano  mas também emprestou suas linhas para a criação dos modelos 750 Monza e 850 Monza.

Dessa vez, ele foi homenageado em duas variações. A SP1 conta apenas com um assento, enquanto a SP2 tem espaço para dois ocupantes. A segunda também conta com santantônio extra e um pequeno para-brisa à frente do carona, inexistente para o piloto nas duas variações. Para o motorista, há um “para-brisa virtual”, patenteado pela companhia, que desvia o ar com um sistema integrado ao quadro de instrumentos.

Apesar destas mudanças, ambas são praticamente idênticas nas demais porções, com carroceria de superfícies limpas, faróis diminutos e grande tomada de ar. Repetem-se também as lanternas unidas e afiladas, as rodas, as quatro saídas de escape, as pequenas portas que se abrem para cima e o habitáculo. A pintura diferente, porém, não deve ser exclusividade de cada variação.

Sob a carroceria, esconde-se o mesmo 6.5 V12 que dá força ao 812 Superfast. Porém, a potência é de 810 cv, 10 cv a mais, que tornam os Monza SP1 e SP2 os Ferrari mais potentes de sua história, à exceção dos veículos destinados à competição, como monopostos de Fórmula 1. O torque é de 73,3 kgfm, suficientes para levar a dupla de zero a 100 km/h em 2,9 segundos, a 200 km/h em 7,9 s e à máxima superior a 300 km/h. O SP1 pesa 1.500 kg, enquanto o SP2 tem 1.520 kg. Ambos medem 4,657 metros de comprimento, 1,996 m de largura e 1,155 m de altura.

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